top of page

Você tem problemas para dormir?



A diminuição no tempo de sono é um mal que afeta muitas pessoas atualmente. Muitos estudos já comprovaram que dormir menos de 7h diárias pode levar a um cansaço crônico, a alterações em genes ligados ao estresse e até a redução da resposta imunológica.


Ao dormir produzimos hormônios, e quando há diminuição nesse tempo metabólico, dentre outros processos, acontece uma falha na produção de leptina (o hormônio da saciedade) e consequentemente um aumento na produção de grelina (o hormônio da fome). Ou seja, quem dorme pouco pode comer mais.


Se programar para ir para a cama em um determinado horário todos os dias, desligar aparelhos eletrônicos e ler um bom livro físico são sugestões práticas que podem ser incorporadas a sua rotina gradativamente. E se você pratica atividade física frequente, saiba que um bom sono é componente indispensável para a recuperação muscular e desenvolvimento de massa magra.


Mas seja por conta da rotina ou um problema fisiológico, saiba que a nutrição pode ajudar: consuma alimentos ricos em triptofano (um aminoácido essencial) presente na banana, no leite, no abacaxi, nas castanhas, nas farinhas integrais como aveia, amaranto e quinoa. Fazer um lanche combinando frutas e esses integrais pode colaborar muito pra uma boa noite de sono. O tradicional chá da noite também pode ser seu aliado: erva-cidreira, erva-doce, camomila, mulungu, melissa.

Programar sua alimentação durante o dia reflete na qualidade do seu sono. Preze por comer bem e fazer opções saudáveis.


 

Seu corpo pode fazer muito por você. Agende uma consulta para seguir um planejamento alimentar balanceado e individualizado.

0 comentário

Comments


bottom of page