top of page

Selênio: tudo o que você precisa saber



O Selênio é um mineral essencial e de fácil acesso na dieta. Ele participa de funções importantíssimas como: proteção do sistema nervoso evitando e diminuindo os efeitos do Alzheimer; auxilia a manter equilibrados os níveis de T3 e T4 na tireoide; atua como antioxidante mantendo longe os radicais livres; além disso, contribui para o fortalecimento do sistema imune. Pesquisas também apontam para auxílio namelhora da qualidade do esperma masculino e aumento de massa magra.


As recomendações de selênio variam conforme faixa etária, então em consulta, você terá uma avaliação da sua alimentação e também de uma provável necessidade individual de suplementação. Mas, no geral, a faixa entre 45 a 55mcg/dia é benéfica para homens e mulheres adultas.


Os alimentos fonte variam sua quantidade de selênio tendo em vista a qualidade do solo. São eles (valores referentes a 100g de alimento):


· Castanha do Pará: 4000mcg

· Farinha de Trigo: 42mcg

· Pão Francês: 25mcg

· Gema de Ovo: 20mcg

· Clara de Ovo: 6mcg

· Frango Cozido: 7mcg

· Feijão: 3mcg

· Alho: 2mcg


Geralmente uma alimentação saudável e equilibrada supre as necessidades diárias de selênio. Em caso de restrições alimentares, gravidez, menopausa e patologias, busque orientação para suplementação.

Mas lembre-se todas as vitaminas e minerais possuem nível máximo de ingestão que podem levar à toxicidade, então, nada de suplementar por conta própria, ok?


E aí, você acha que sua alimentação provê os níveis necessários de Selênio? Agende uma consulta para ajustes individuais!


 

Fonte: Cozzolino SMF, Cominetti C. Funções plenamente reconhecidas de Nutrientes: Selênio. ILSI Brasil, 2009.

0 comentário

Comentarios


bottom of page